Apesar de ser um alimento muito presente no café da manhã brasileiro, o presunto pode ser um grande vilão de uma vida saudável. Isso porque o embutido, comprado quase sempre já cozido e fatiado, pode favorecer a retenção de líquidos e prejudicar a saúde.
+ Paradoxo da carne: como seu cérebro lida com o consumo de animais
+ Alimentação e saúde cardíaca: quais são as novas recomendações?
Portanto, se você deseja ter uma vida mais saudável, vale evitar o consumo de presunto e substituí-lo por outro alimento; entenda os motivos com informações do “Eat This, Not That!”.
Presunto causa retenção de líquidos?
Grande parte do sabor do presunto é proveniente de seu alto teor de sal utilizado no processo de cura. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 85 gramas de presunto curado contêm 830 miligramas de sódio.
Para referência, a Associação Americana do Coração recomenda que adultos não consumam mais de 2.300 miligramas de sódio por dia, o que significa que uma porção de presunto fornecerá mais de um terço de sua ingestão diária recomendada (IDR) do ingrediente.
Com essa alta concentração de sódio, um dos sintomas que você pode notar após consumir presunto é a retenção de líquidos. Inchaço nos tornozelos, mãos e pés são alguns dos efeitos colaterais menos graves da retenção, e embora possa ser difícil tirar os anéis após uma refeição rica em sódio, seu corpo geralmente se livrará do excesso dele nas horas seguintes.
A retenção de líquidos pode, contudo, ser muito mais grave para pessoas com condições de saúde específicas.
Malefícios da retenção de líquidos
A alta ingestão de sódio pode exacerbar a retenção de líquidos em pessoas com hipertensão arterial, aumentando ainda mais a pressão nos vasos sanguíneos e levando a um risco maior de ataque cardíaco e derrame. Além disso, também pode aumentar a perda de cálcio dos ossos — contribuindo para o desenvolvimento de sérios problemas de saúde óssea.
Embora a maioria das pessoas sinta apenas um leve desconforto devido ao inchaço nas extremidades após uma refeição com alto teor de sódio, é importante estar sempre atenta à alimentação, para reduzir o risco de complicações.
Ao ingerir um alimento com alto teor de sódio, como presunto, tenha moderação e tente combiná-lo com acompanhamentos com baixo teor de sódio e ricos em potássio. Frutas e vegetais são ótimas fontes desse eletrólito que ajuda a combater o sódio no corpo. Além disso, beba muita água, pois os líquidos podem eliminar o excesso de sódio em seu organismo.